Decoração de casamento 2022 | Veja em quais cores apostar

Decoração de casamento 2022 | Veja em quais cores apostar

15 de março de 2022

Quer saber o que vai estar em alta para decoração de casamento 2022? Veja as dicas de decoradores e arrase na escolha para seu Grande Dia.

Uma das partes mais gostosas do casamento é escolher a decoração. São meses e meses juntando referências no Pinterest e no Instagram e sonhando com o Grande Dia, não é mesmo? Para quem ainda está nesta fase da organização do grande dia, preparamos algumas dicas sobre as tendências de decoração de casamento 2022.

Confira o que estará em alta e salve as referências na sua pastinha!

Cores para decoração de casamento 2022

Primeiramente, a aposta da decoradora Kika Ribeiro é em tons vibrantes. “As cores em alta serão o verde e salmão  em todas variações de tonalidades”, aponta.

Já o decorador Rodrigo Figueiredo lembra que o Instituto Pantone divulgou em 2021 a paleta de cores Clarify, composta por vários tons neutros. Portanto, ele acredita que estes tons de azul, lilás e rosa devem ser predominantes em 2022, assim como tons terrosos.

“Sendo assim, estas cores são mais tranquilas e harmonizam os ambientes com esperança para o novo ano. Muito disso vem da pandemia, de ter feito as pessoas ficarem isoladas por tanto tempo. Sobretudo, eu vislumbro as cores do casamento terem mix de tons pastel”, sugere.

O próprio Instituto Pantone afirma que o intuito era ter uma paleta natural e purificadora para a elaboração de ambientes imaculados, impecáveis e extremamente funcionais.

De acordo com Luciano Moura Martins, diretor criativo da 1-18 Project, os tons terrosos e claros mais naturais devem estar em alta em 2022. “Eles trazem enfoque os produtos nacionais e do artesanato do norte brasileiro”, indica.

Cor do ano 2022 Pantone – Very Peri 

A cor do ano 2022 de acordo com a Pantone é  a  Very Peri, que traz uma mistura única que combina a tranquilidade do azul com uma pitada energética do vermelho.

Segundo a Pantone a Very Peri é uma cor alegre e dinâmica, o mais quente de todos os tons de azul, e essa mistura de violeta avermelhada com azul proporcionou alegria e criatividade. Além disso, o instituo acredita que a pandemia mudou nossa maneira de agir, pensar e trabalhar.

Com as tendências nos jogos, a crescente popularidade do metaverso e a crescente comunidade artística no espaço digital, PANTONE 17-3938 Very Peri ilustra a fusão da vida moderna e como as tendências de cores no mundo digital estão se manifestando no mundo físico e vice-versa.” – Leatrice Eiseman, direto executiva do Pantone Color Institute.

O instituto acredita que a cor do ano 2022 simboliza o futuro, e tem uma atitude alegra e corajosa!

O tom traz algo inédito, pela primeira vez na história, uma coe foi 100% desenvolvida pela Pantone, e segundo Leatrice Eiseman: “Foi muito importante para nós criar uma nova cor, porque temos uma visão muito nova do mundo agora”.

Flores para decoração de casamento

Quais flores estarão em alta na decoração de casamento 2022? De acordo com Figueiredo, o Conselho de Flores da Holanda sempre lança um guia com tendências de flores que serão referência no próximo ano. E as opções mostradas combinam muito com a questão de tons mais neutros.

“Acima de tudo, são espécies muito neutras em termos de cores e texturas. Para o verão, as frésias, as margaridas e as astromélias vêm com força. Já para o outono, são flores mais “tradicionais” como as rosas, crisântemos e cravos. A princípio, acredito que teremos um grande mix de cores e texturas”, pontua.

Além disso, a integração das flores com a natureza e ambientes externos será bem forte no próximo ano. “A ideia é compor ambientes com estilos mais democráticos, com mais de uma espécie de flor, de famílias diferenciadas. Tudo isso levando em consideração a harmonia através destes tons mais clarinhos e tranquilizantes”, destaca Figueiredo.

Kika, por outro lado, acredita que as flores tropicais serão a grande pedida para 2022. “São exóticas e combinam com outras espécies”, destaca. Na opinião de Martins, as folhagens verdes devem ter bastante destaque.

Arranjos decorativos para 2022

A grande promessa para decoração de casamento em 2022, segundo Kika, é trabalhar com arranjos que mesclam de espécies e desconstruídos com muitas variedades de folhagens.

Figueiredo também aposta nesta tendência e acredita que os arranjos deverão ser cada vez mais orgânicos. “Nós teremos cada vez mais jardins integrados com arranjos, além de arranjos com aspectos cada vez mais naturais, orgânicos, com mix de muitas flores e texturas, trazendo a harmonia das cores em tons mais neutros e alegres. A festividade e a riqueza de espécies é cada vez mais uma realidade. São arranjos cada vez menos formais, desconectados – uma explosão de texturas, de diferentes espécies”, declara.

Para Martins, os arranjos que cenograficamente multipliquem seu tamanho, sem necessidade de uso de flores, estarão em alta também.

Decoração para a cerimônia de casamento

Uma vez que os casamentos ao ar livre estarão em alta, assim como as celebrações mais intimistas, Figueiredo revela que tudo isso irá impactar na decoração.

“Essencialmente, percebo que haverá um grande mix de cores e texturas. No mobiliário, por exemplo, veremos um mix de bancos, cadeiras e móveis diferentes, de diferentes estilos, mas todos em uma harmonia muito grande. Já a passarela será cada vez mais orgânica, com flores, estilo jardim, saindo um pouco daquela pegada com espelhos. Além disso, os casais têm pedido arcos de flores com um formato mais de ‘trave’, com uma composição floral bem diversificada”, explica Figueiredo.

Estilos de decoração de casamento 2022

Na opinião de Kika, o estilo botânico com presença marcante de folhagens naturais deve se destacar na decoração de casamento 2022, além do boho chic que é mistura de elementos criativos, estampas, cores e flores naturais e desidratados.

Isso vai de encontro com o que Figueiredo acredita: “O estilo clássico está dando cada vez mais abertura para receber essa proposta dos casamentos integrados à natureza. São casamentos mais orgânicos. Nesse sentido, você pode ter casamentos com móveis e peças mais clássicos, mas os arranjos e as flores vêm com essa pegada mais desconectada e assimétrica. As noivas estão aderindo cada vez mais a esse mix de moveis clássicos e peças contemporâneas, linhas industriais. Em suma, é mais democrático isso nas composições de casamento. Como resultado, as noivas buscam trazer esse ar mais aconchegante, esse ar mais acessível da festa, com menos tradicionalismo e ritos”.

Por outro lado, outra tendência que deve continuar é a dos casamentos intimistas. “Sobretudo, o exagero e ostentação não têm mais lugar ao olhos dos novos clientes. Saídas cenográficas bem executadas têm sido a grande preocupação. Elementos e materiais recicláveis tem sido a grande busca nos novos projetos”, aponta Martins.

Desafios pós-pandemia para a decoração de casamento

Para Kika, um dos grandes desafios foi o aumento assustador dos preço das flores após a pandemia. “Como já trabalhamos com grande variedade de flores, isso nos ajudou com alternativas para não onerar demais os custos”, esclarece.

Figueiredo, por sua vez, acredita que, com a pandemia, o decorador passou a realizar a ambientação de espaços que não foram criados para grandes eventos.

“Os decoradores estão tendo que reformular ambientes. Em uma casa de família, por exemplo, eles passaram a repensar os espaços, trazendo soluções como cobrir piscinas, trazer uma tenda ou cobertura. Além disso, os casais estão cada vez mais preocupados em fazer ambientes integrados ao mesmo tempo em que respeitam as diretrizes de saúde, respeitando distanciamento entre as pessoas e com espaço adequado de circulação”, conclui.

E-book “12 passos ao altar”

Pensado de uma maneira simples, objetiva e com lindas imagens inspiracionais, as noivas de plantão vão ter acesso a conteúdos que vão auxiliar durante todo o planejamento do Grande Dia, como por exemplo: como definir a paleta de cores, e o estilo do casamento!

E o melhor, tudo isso de forma gratuita! Para baixar, basta clicar no botão abaixo.

Baixe grátis nosso e-Book

 

Fonte: Revista icasei

Veja também

Arrow