Tendências de casamento 2022: vejam as 34 propostas mais autênticas!

Tendências de casamento 2022: vejam as 34 propostas mais autênticas!

10 de março de 2022

Se casam em 2022? O próximo ano bate à porta, e Casamentos.com.br adianta as tendências nupciais que estarão em voga. Da decoração à moda nupcial, descubram as 34 propostas mais originais e escolham as que farão parte do seu enlace!

Casar-se em 2022 significa, para muitos casais, a realização de um sonho que parecia longe. Mas finalmente chegou! Depois de meses e meses vivendo a organização do casamento com algumas incertezas, o próximo ano bate à porta com ares otimistas, e, com ele, chegam também novas tendências de casamento. Casamentos.com.br, do grupo The Knot Worldwide, os convida a descobrir todas as propostas mais originais que se apresentam para os casamentos, passando por todos os aspectos e etapas de um enlace. A ambientação, o décor, a recepção, a moda nupcial e muitos outros detalhes.

>> BAIXE AQUI O eBOOK COM TODAS AS TENDÊNCIAS DE CASAMENTO 2022

 

Não percam as tendências de casamento 2022, e escolham aquelas que combinam com seu estilo pessoal, afinal, personalizar é uma delas!

As 34 tendências para casamentos em 2022

Recepção do casamento

1. Casamentos com etiqueta moderna e luxo descontraído

Tendência que despontou no último ano, os enlaces com aspecto descontraído irão ganhar ainda mais força em 2022. Os protocolos e formalidades mais tradicionais não irão desaparecer, mas darão espaço para a espontaneidade nas cerimônias. Tudo o que os casais querem é um momento de diversão com seus convidados!

2. Casamentos durante a semana

É fato que o sábado, ao longo dos anos, sempre foi o dia mais escolhido pelos casais para dizer o “sim”, mas o panorama tem mudado. O fim de semana não será mais a única opção para se casar. Pensar em casamentos na nova normalidade em 2022 será pensar em casamentos que ocorrem durante a semana. Se o seu Wedding Planner sugerir que o seu enlace seja em uma quinta-feira ou sexta-feira, por exemplo, não estranhem! E o melhor é que são dias em os custos são mais baratos, e vocês ainda poderão prolongar as festividades durante os seguintes o fim de semana.

3. Fornecedores locais

Consumir produtos locais é uma bandeira fundamental da sustentabilidade e, com a pandemia, tornou-se ainda mais importante. Os casamentos de 2022 seguem essa tendência global com ênfase na contratação de serviços de fornecedores locais. Isso garante que os enlaces tenham produtos que traduzam a cultura de cada lugar, com suas particularidades. E ainda contribui para que a economia regional seja impulsionada.

4. Casamento personalizado e liberdade criativa

A palavra que irá orientar a decoração dos casamentos em 2022 é personalização. Quanto mais personalizados e repletos de toque pessoais os ambientes, melhor. Isso significa que os casais terão liberdade para acrescentar no décor itens que façam parte do seu cotidiano, desde objetos à trilha sonora. Que cada enlace seja realmente único!

5. Destination Weddings locais e Weekends Weddings

Os nomes em inglês traduzem conceitos que, pouco a pouco, vão se tornando familiares para os casais que estão em plena organização de casamento. Destination Wedding é o nome que dá aos casamentos que ocorrem em outra cidade que não seja a cidade natal do casal. Em alguns casos o “destino” pode ser até o mesmo lugar da lua de mel. A novidade em 2022 é que esse estilo de casamento ocorrerá mais próximo à “casa”.  ou seja, em cidades no mesmo estado, próximas.

Outra nova modalidade de enlace que cairá nas graças dos casais é o Weekend Wedding (casamento de fim de semana). Comum em outros países, esse estilo abraça o conceito da “festa sem fim”, casamentos que duram dois ou três dias, durante todo um fim de semana. Depois de meses preparando o casamento – com restrições pela pandemia – o Weekend Wedding proporciona uma duração maior ao sonho, e muitos espaços já têm sido adaptados para as necessidades dos casais e seus convidados, desde a hospedagem às atividades do dia.

6. Casamentos mais tecnológicos

É inegável: os casamentos imitam a vida e o contexto de cada época! Assim como as tecnologias passaram a ter um papel muito mais importante na vida de grande parte das pessoas – por conta das restrições de mobilidade e contato – , elas também se fazem mais presentes nos enlaces de 2022. Mesmo com normativas mais flexíveis, a transmissão ao vivo dos enlaces em diversas plataformas segue fazendo sucesso. Livestreaming, videochamadas, códigos QR personalizados para os cardápios de casamento, convites online. A popularização desses serviços é uma tendência absoluta para o próximo ano.

Decoração do casamento

7. Estética Cottagecore

E, se elementos naturais estão na ordem do dia, é a estética Cottagecore que será promovida a protagonista. A palavra cottage, que pode ser traduzida como uma espécie de chalé no campo, resume a proposta do estilo, com elementos que trazem conforto e uma ambientação aconchegante.  Como uma verdadeira escapada a uma casa de campo, com jardins decorados de forma mágica e muitas referências rústicas para completar o clima campestre.

8. Móveis e elementos decorativos naturais e estilo bucólico

Os elementos naturais seguem em alta. Seating plans de madeira, o uso de plantas naturais e casamentos exteriores que utilizam a própria vegetação do local como cenário. Árvores como arcos para a cerimônia, varais de luz ornamentando o jardim dos espaços, como um sonho idílico, digno dos contos de fada. O estilo bucólico, com sua atmosfera campestre e rústica, será a aposta para a décor das mesas da recepção. Na recepção, as cadeiras wishbone, com suas linhas orgânicas, são as favoritas, com assentos de tecido, que tornam o design mais intimista. E uma novidade: o macramê marcará seu retorno triunfal aos casamentos.

9. Mesas retangulares e um estilo boêmio de volta

No lugar das tradicionais mesas redondas na recepção, os casamentos de 2022 abrem espaço para um novo formato: o retangular. As mesas ao estilo imperial, longas, serão uma sensação. E, para os casamentos externos, bancos compridos de madeira podem acompanhá-las. Essa disposição dos convidados dá espaço para mais interação. Como podem ver, os casamentos de 2022 têm festa no DNA! Além disso, as recepções irão contar com uma volta do melhor estilo boêmio, com a ajuda, claro, de uma decoração despojada e com referências rústicas e românticas.

Taças coloridas em cristal “bico de jaca” e outras peças retrô, como louças decoradas, irão dar mais encanto à mesa. E, para completar o cenário, centros de mesa com capim-dos-pampas, velas ou lamparinas, e elementos têxteis, como guardanapos de linho ou algodão.

10. Tendas transparentes

Tendo em mente que os casamentos ao ar livre são uma tendência que segue em 2022, é preciso pensar em todos os elementos que irão tornar o evento mais confortável para todos. Isso significa pensar em tendas, e não de qualquer estilo: são as tendas de casamento transparentes que figuram entre os itens indispensáveis para o próximo ano.

11. Flores preservadas, flores secas e flores de temporada

Tendência que desde os últimos anos têm se firmado no universo da decoração nupcial, as flores preservadas e secas seguem em destaque em 2022. Seu caráter ecológico combina com os valores que os casais têm abraçado cada vez mais, além de transbordarem elegância e delicadeza. Para os arranjos e buquês das noivas, as flores de temporada estão em alta, opção que também preza pelo aspecto sustentável e permite mostrar as belezas das floras locais.

12. Cores chamativas, estética arty X Tons terrosos

Duas linhas de paletas de cores serão tendência para os casamentos de 2022. A primeira delas, em um estilo mais “brincalhão” e artísticos evoca cores chamativas e brilhantes, repletas de vivacidade, como o vermelho, o laranja e o roxo. Em contraste, a segunda tendência pede uma paleta terrosa, onde figuram cores como rosa seco, tons de marrom, bege, nude, tons avermelhados e âmbar, típicos do pôr do sol.

Tendências para os convidados

13. Presentear com experiências

Se antes os presentes vistos como mais “valiosos” eram objetos úteis para o futuro lar do casal, ou até mesmo uma quantia de dinheiro como forma de contribuir para a lua de mal, a tendência agora é menos materialista. Os presentes tradicionais seguem sendo uma opção para os convidados, mas, em 2022, a tendência é presentear com experiências. Catas de vinho, um passeio de balão, uma massagem para o casal, uma escapada de fim de semana. Presentes que significam memórias!

14. Convidados no centro das atenções

Os enlaces de 2022 irão colocar os amigos e familiares no centro das atenções. Depois de tantos meses em que as festas não puderam acontecer como antes, a prioridade será que todos se tenham uma experiência incrível. Como? Mimando os convidados e tornando-os protagonistas do dia ao lado do casal. Cerimônias circulares, onde todos possam se ver, estão entre as novidades, de forma que todos se sintam parte do enlace.

15. Lembrancinhas e presentes solidários, ecológicos e artesanais

Os convidados também irão viver uma revolução sustentável em suas escolhas para os casamentos 2022. Isso passa pelos presentes escolhidos para o casal. Entre as tendências estão os presentes solidários, entre os quais podemos listar doações a causas solidárias ou associações beneficentes em nome do casal, por exemplo. Nessa linha de presentes mais conscientes, também entram os produtos ecológicos e, claro, os artesanais. Alternativas gastronômicas, como vinhos ou azeites ecológicos, podem ser uma bela ideia. Essa é também uma forma de apoiar os comércios e fornecedores locais. E, se, por um lado, os convidados estarão mais pendentes sobre essas questões, os casais também farão a sua parte, com lembrancinhas eco-sustentáveis.

16. Surpresas com foco na diversão dos convidados

Como já dissemos aqui, os convidados estarão no foco das atenções. Os casamentos de 2022 terão atrações com o obejtivo de tornar a experiência dos amigos e familiares a mais divertida e memorável possível. E qual seria a melhor forma de conseguir isso? Com uma festa cheia de surpresas e muita animação! Depois de terem reduzido tanto a vida social nos nos últimos dois anos, nada mais justo que proporcionar a eles (e a vocês, como anfitriões), um evento inesquecível. Espetáculo de dança surpresa, banda ao vivo, cantinhos personalizados com comidas exóticas, phobooth com acessórios extravagantes e tudo mais que puderem pensar. Acreditem: seus entes queridos vão ter a sua festa de casamento para sempre na memória.

Buffet do casamento

17. Porções individuais e alta gastronomia

A pandemia deixou um legado de muitas mudanças, tanto em protocolos quanto no próprio estilo de vida, e isso se reflete no estilo de festas e comportamentos. Um exemplo claro são os buffets. As porções individuais, que surgiram como uma tendência mais segura em 2021, seguem com o seu protagonismo. Mas 2022 traz novidades: pratos individualizados de alta gastronomia! Os casais irão oferecer opções gourmet, com sabores diferentes. O objetivo é preparar cardápios cuja apresentação esteja à altura dos sabores, uma verdadeira experiência sensorial.

18. Gastronomia eco-friendly e consciente

A preocupação sustentável irá transpassar todos os aspectos do casamento, chegando, claro, às opções gastronômicas. Ingredientes e produtos locais, alternativas vegetarianas, veganas e que incluam outras dietas restritivas, como intolerâncias, definitivamente devem entrar no menu!

19. Casamento brunch

Estilo de refeição que tem se popularizado em praticamente todas as capitais do mundo, o brunch chega de forma definitiva aos casamentos de 2022 como uma opção oficial,  não apenas como uma ilha gastronômica, como se via em outros anos. Tostadas, crepes, waffles, os mais variados sucos, mimosas… O frescor do brunch é ideal para acompanhar essa tendência de casamentos mais despojados para o próximo ano. Impossível não dizer “sim” a essa trendy deliciosa!

20. Cocktails e Mocktails personalizados

Os drinques personalizados já são um sucesso entre os fornecedores especializados do portal. Em 2022, tantos os cocktails quanto os mocktails (drinques sem álcool) serão parte imprescindível das festas de casamento. Coloridos e saborosos, os coquetéis combinam com a vibração dos eventos, são altamente instagramáveis, e, com a alternativa não-alcóolica, passam a ser democráticos para todos os estilos de convidados e casais!

21. Bolos de casamento decorados com flores

No Brasil esta tendência já é vista há anos! Com a riqueza de espécies de flores do País, impossível não se render à sua beleza até na mesa de doces. Mas, se em outros anos a tendência eram os bolos minimalistas, os casamentos 2022 podem abusar do décor floral, sem receio. As flores frescas são ideais, mas é possível lançar mão de outra tendência também no bolo: as flores secas. Elas darão um ar mais rústico.

22. Cakes hoops

Os aros para decorar os topo dos bolos de casamento despontam no próximo ano. Para cada estilo de enlace, um material diferente para o cake hoop. Desde aros de madeira até aros metalizados (especialmente os dourados) em formatos geométricos. Eles deixarão a apresentação do bolo mais original.

23. Mini bolos ou outras alternativas

Ao lado do cardápio com opções individuais estão os mini bolos, uma tendência de êxito desde 2020. Reproduções em miniatura do bolo principal serão o modelo mais procurado em 2022, mas outras opções, que não sejam um bolo, também estarão presentes. Cupcakes, macarons ou donuts, por exemplo, irão substituir o bolo tradicional na mesa de doces.

Fotografia do casamento

24. Fotografias com novas perspectivas

Os ensaios fotográficos dos casamentos de 2022 terão uma essência absolutamente artística. A tendência é buscar ângulos diferentes, inclusive aéreos, em sessões feitas com o auxílio de um drone. A coloração das fotos dos casais também mudam. A paleta terrosa será bem-vinda, assim como outros efeitos surpreendentes apresentados pelos profissionais.

Moda nupcial

25. Moda nupcial de extremos: volta ao clássico X estilo relaxado

Dois estilos extremos da moda nupcial irão ter destaque nas tendências de casamento 2022. O estilo vitoriano traz uma essência clássica e tradicional. Aqui encontramos modelos com mangas compridas, golas altas, uso de muitas rendas, saias volumosas e até a volta do espartilho, marcando a cintura da noiva. Por outro lado, os designs mais depojados e com estilos minimalistas também terão um lugar à sombra, e um lugar privilegiado como tendência!

As noivas que preferem um estilo simples e vanguardista, com fluidez e mais conforto, irão encontrar modelos ideais. A paleta de cores para os vestidos abre espaço para tonalidade que não sejam o branco puro. As coleções irão apresentar tonalidades como marfim, nude, rosa seco claro, perolado e até tons de cinza.

26. Moda ética e sustentável

Abraçando uma tendência muncial, a moda nupcial também tem se adaptado a uma nova mentalidade: produção ética e consumo responsável. Cada vez mais marcas trazem vestidos com o selo eco-sustentável, que traduzem o seu comprometimento social.

27. Vestidos curtos, mídi e trajes para a noiva

Antes muito comuns em casamentos com temática retrô, especialmente em referência à década de 1950, os mini vestidos de noiva terão seu destaque entre as tendências de 2022. Os modelos curtos também podem ser uma alternativa para casamentos civis despojados, mas também para enlaces modernos, combinados com saltos altíssimos. Os vestidos de noiva mídi serão mais vistos, e, neste caso, o apelo vintage é exatamente o objetivo da noiva que o escolhe.

Outro estilo nupcial que também era reservado para os casamentos civis, e, agora passam a ser protagonistas, são os trajes para as noivas. Blazers, pantalonas e jumpsuits (macacões) serão uma opção válida em 2022 para as cerimônias e as recepções. Liberdade de movimento em grande estilo!

28. Saias com bolso, fendas cavadas, transparências e plumas

O bolso tem uma bela história dentro da moda feminina, um artifício que significou mais autonomia para as mulheres. Os vestidos com bolsos serão tendência em 2022, aparecendo nos modelos mais volumosos de saias. As fendas também entram na lista trendy, especialmente as mais cavadas. Para as noivas que, nessa linha sensual, preferem ousar nos corpetes, a transparência seguirá reinando. E o complemento girly da vez são as plumas.

29. Vestidos de gola alta, decotes halter, coração ou quadrado

Decotes delicados, com uma essência tradicional: coração, quadrato halter e a gola alta. Esse são os modelos que estarão em voga em 2022, em sintonia com as duas tendências de vestidos, vitorianos e despojados. O ponto em comum entre eles é a feminilidade que evocam para o conjunto.

30. Vestidos de noiva com cut outs e decotes laterais

Os cut outs, decotes nas costas nas costas com aberturas em diversos formatos, serão uma tendència para as noivas de 2022. Esse estilo de decote estratégico gera expectativa, já que só possível vê-lo quando a noiva passa, o que o torna mais sensual e encantador. Ao seu lado estão os decotes laterais, também recortes no tecido, estilos diferenciados e que tornam o vestido nupcial mais interessante.

31. Traje do noivo com etiqueta relaxada

Em coerência com o estilo mais despojado que será visto em 2022, o estilo dos trajes do noivo também terão uma etiqueta mais relaxada. Tons de marrom, bege ou cinza claro, mesclados com o branco, serão obrigatórios. De fato, os ternos brancos irão ganhar mais destaque, embora o azul e o preto continuem a reinar.  E outra tendência para a moda nupcial masculina começa a despontar: mistura de padrões no mesmo look. Ou seja, o traje do noivo não precisa mais combinar a parte superior com a parte inferior.

32. Blazers estampados

O noivo brasileiro costuma escolher trajes com cortes e cores tradicionais, mas nada impede que as novas gerações abram a mente para modelos diferentes. A moda nupcial masculina tem evoluído e criado mais diversidade, e uma das tendências para os homens que se casam em 2022 são os blazers estampados, especialmente com estampas florais (com fundos escuros). É a oportunidade perfeita para usar um traje único, afinal, o protagonista merece ser o centro das atenções.

33. Convidados chic em looks originais

Convidados à altura dos anfitriões! Se, em 2022, veremos casais despojados, mas transbordando estilo, a tendência para os convidados também contempla looks chiquérrimos. Será a ocasião perfeita para que os convidados tirem do armário seus melhores modelos! Para elas, o destaque estará em vestidos com decotes assimétricos; fendas cavadas nas saias; estampas marcantes, com temas étnicos e florais; também estarão presentes os jumpsuits, mangas com volumes e cropped tops.

Para eles, trajes em tons claros, como azul celeste, cinza ou até o marfim terão destaque. E, claro, propostas de estilo mais relaxado, onde figuram acessórios cool, como suspensórios, looks urbanos e com uma pegada street casual, sem paletó, com muita originalidade.

Lua de mel

34. Lua de mel local

As mudanças que ocorreram nos últimos anos, com a pandemia, deram destaque a novas formas de viajar. E as viagens de lua de mel também ganharam novos formatos. Os casais passaram a escolher destinos mais locais. Descobriram lugares especiais dentro do Brasil (onde não faltam locais paradisíacos!). Para 2022 a tendência é priorizar escapadas para lugares mais próximos, uma reconexão com o próprio país. E, de mãos dadas com a mentalidade sustentável que irá acompanhar todo o planejamento dos enlaces, outra tendência serão as luas de mel mais ecológicas.

Celebrações despojadas e com toda a originalidade que torna cada casal um universo único. Assim serão os casamentos de 2022. E eles chegam com um ingrediente a mais: a expectativa de quem aguardou por esse momento durante os últimos meses, com a certeza de que, independentemente das circustâncias, as festas voltariam a acontecer. E em grande estilo! Inspirem-se com as novas tendências de casamento para 2022 e produzam um enlace com a sua essência do início ao fim.

 

Fonte: Casamentos.com.br

Veja também

Arrow